domingo, 19 de outubro de 2008

Mensagem de uma adolescente

Sempre mostrei que a vida exultava,
que dela era a mais fiel, dedicada amiga,
tal facto e respeito jamais eu escondi,
pois que ter tal gosto nada ensombrava!...

Com coerência assim continuo a crer,
apesar do afastamento ora existente,
mas festejo minhas 21 primaveras
e o passado impõe-me este enternecer!...

Sabia não ter alternativa à proibição
desenfreada, a meu esplendoroso amor,
até que fosse adulta e autónoma,
para então seguir minha vontade, com ambição!

Obsoletas regras e espartilhos familiares,
com prepotência e restrições à mistura,
fizeram-me abandonar meu grande amor,
que a doença prevaleceu, graves esgares!

O destino a passo se constrói, a mim pertence,
por muita dor d' alma que possa causar,
a arrogância, o egoísmo serão derrubados,
dos ascendentes o despotismo assim se vence!

Dolorosamente já tive qu' enfrentar,
barreiras tantas quase intransponíveis,
galguei escarpas e rochedos pontiagudos,
para seguir em frente sem claudicar!

Enfrento uma luta tenazmente,
para transmitir aos jovens um liberalismo
repleto de respeito e autocrítica,
que permita confronto de ideias, apaixonadamente!

Permito agora lembrar que a amizade
deve permanecer entre humanos de vanguarda,
defendendo a autenticidade dos princípios
E eliminando toda a mediocridade!

Obviamente o futuro dará recompensas,
a quem se prontificou a uma sociabilidade,
a quem se exigiu respeito e fiabilidade,
a quem buscou a paz, a suas expensas!

Não farei marcha a trás, não pararei,
Lutarei, discutirei, tentarei ser feliz,
buscarei direitos de minha maioridade,
cumprirei o Destino e o honrarei!


( com base na problemática e p. v. dolorosa confrontação entre
pais e filhos/as na transição adolescência-vida adulta. A maioridade desperta a autonomia, a criatividade, e a capacidade para decidir por si próprio/a, para tornar possivel construir liberdade em responsabilidade).

Sem comentários: